"Debaixo e dentro de todas as aparências ou manifestações exteriores, sempre houve uma Realidade Substancial. Esta é a lei."
(Caibalion)

domingo, 11 de fevereiro de 2024

 


     Wu Wei é uma expressão chinesa que significa "não fazer". Vem do Taoísmo e um dos seus principais textos indica que é necessário seguir "O Caminho" o Tao, e mesmo  fazendo nada, as coisas acontecem.
       Wu Wei não é necessariamente não fazer algo, o pensamento é que as ações precisam ser feitas sem esforço, ação sem ação. É sobre ficar em paz enquanto a tarefa é feita, associando a concentração e o deixar fluir.
        O Taoísmo nos diz que as melhores ações são as que fazemos naturalmente, de forma espontânea e sem violência, é o nadar com a correnteza em vez de ir contra ela. Wu Wei é tido como um elemento chave da filosofia taoísta, encoraja a simplicidade, a paz interior e a harmonia com a natureza. É uma abordagem à vida que se concentra na qualidade da vida e não na quantidade de posses e realizações.
       O mais desafiador é aceitar os acontecimentos tal como eles acontecem, sem tentar mudá-los ou controlá-los. Isto pode ser aplicado aceitando as dificuldades e desafios que surgem, em vez de combatê-los ou ignorá-los. O "não fazer" é um caminho interessante, pois leva o indivíduo a abster-se de lutar contra eventos e situações que não podem ser alteradas. Em vez disso nos convida a concentração no que é possível controlar ou alterar.

A água é suave. Mas enfraquece e corrói superfícies duras. Na batalha contra a dureza, não tem igual. A suave e gentil pode derrotar as duras e grosseiras.

(Wu Wei - A arte de não fazer nada - Lao Tse)





Nenhum comentário:

Postar um comentário