"Debaixo e dentro de todas as aparências ou manifestações exteriores, sempre houve uma Realidade Substancial. Esta é a lei."
(Caibalion)

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

 


     Geração Beat ou Movimento Beat é um termo usado para descrever um grupo de escritores norte-americanos, que se tornaram conhecidos no final da década de 1950 e começo da década de 1960. Esses artistas levavam uma vida nômade ou fundavam comunidades. Foram a inspiração para o surgimento do movimento hippie, John Lennon adotou a palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles.
     William S. Burroughs (Naked Lunch - 1959), Jack Kerouac (On the Road - 1957), e Allen Ginsberg (Howl -1956), foram os artistas que tiveram as obras mais conhecidas dessa geração. Os membros da Geração Beat logo desenvolveram uma reputação como os novos boêmios hedonistas que celebravam a não-conformidade e a criatividade espontânea.
     Com o objetivo de se expressarem livremente e compartilharem sua visão de mundo e suas histórias, esses escritores produziam desenfreadamente, muitas vezes movidos pelas drogas, álcool, sexo livre e jazz.  Eram jovens intelectuais que estavam cansados do modelo quadradinho de ordem estabelecido dos EUA após a Segunda Guerra.
     Características do movimento:
     *Intensidade em tudo: no estilo narrativo, nos temas, nos personagens.
     *Escrita compulsiva: fluxo de pensamento desordenado, por vezes caótico.
     *Linguagem informal, cheia de gírias e palavrões, (hip talk - um vocabulário típico do           submundo marginal de NY).
     *Grande valorização da transmissão oral.
     *Apoio à igualdade étnica, à miscigenação e às trocas culturais entre raças.

GERAÇÃO BEAT NO BRASIL
     Aqui chegou por volta de 1959/1960, por meio de reportagens em revistas e jornais. Teve leitores atentos como Zé Celso M. Corrêa, que criaria o Teatro Oficina e Luis Carlos Maciel, futuro difusor da contracultura beat. Com o poeta Roberto Piva, o movimento beat chegou com o seu livro de estreia Paranóia - 1963.
    Esses escritores buscavam novos caminhos para a literatura e a vida, o Movimento Beat seguiu repercutindo e angariando admiradores mundo afora, certamente pelo valor literário que mostrava uma nova forma de apresentar uma realidade diferente, pela transgressão, pela universalidade da rebelião talvez...era o não conformismo, a liberdade e a busca espiritual...
(Superinteressante / Wikipedia)

Beat palavra de origem inglesa = 1- bater, pulsar, vencer / 2- Beat é o ritmo, a batida usada nas batalhas dos rappers.




Nenhum comentário:

Postar um comentário