"Debaixo e dentro de todas as aparências ou manifestações exteriores, sempre houve uma Realidade Substancial. Esta é a lei."
(Caibalion)

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

 


O ESTOICISMO é uma escola de filosofia fundada na Grécia no século III a.C.. Baseia-se na virtude, na lógica, na razão e na ética. Para os estóicos, o universo é governado pela razão, ou logos, é um princípio divino que tudo permeia.
      "Em nossas vidas, algumas coisas são como sementes. Plantamos no silêncio, longe de olhares curiosos, esperando que cresçam e floresçam". Essa é a sabedoria dos estóicos, nos ensinam a cultivar, a guardar no nosso íntimo e sem pressa de mostrar ao mundo.

 Jamais fale sobre esses assuntos, de acordo com o Estoicismo:
* - Não fale sobre suas conquistas -  A verdadeira realização não está na vitrine de triunfos externos, mas na introspecção e evolução contínua. A obsessão pelo reconhecimento de fora, nos amarra em correntes de orgulho e na busca vazia por aplausos efêmeros, que nos levam ao caminho da decepção.

* - Não fale sobre desafios não superados -  Não é o triunfo visível que conta, mas sim as batalhas internas. Os estóicos não se desesperavam na adversidade, aceitavam com equilíbrio o sabor tanto da vitória quanto da derrota, para eles as conquistas não devem ser exibidas como troféus.

* - Não fale sobre suas boas ações - A verdadeira generosidade não precisa ser declarada aos 4 cantos do mundo. Deve ser em sua essência, um gesto genuíno e sutil, realizado pela simples vontade de fazer o bem sem esperar louvores em troca. Não transformar a bondade em um espetáculo.

* - Não fale sobre seus ressentimentos - O ressentimento é uma âncora que impede o espírito de velejar livremente pelos mares da vida, é uma corrente invisível que nos prende limitando nossa liberdade e paz interior. A raiva e o ressentimento são venenos silenciosos, são chamas que alimentadas consomem nosso bem-estar. 

* - Não fale sobre seus sonhos mais profundos - Nossos objetivos e sonhos são como preciosas sementes que devem ser plantadas nas profundezas férteis de nossa alma, longe das tempestades de opiniões e críticas alheias. Não é preciso gritar os nossos sonhos do alto das montanhas, em vez disso cultive-os e veja-os florescer em sua glória silenciosa.

* - Não fale sobre seus próximos passos -  Ao revelar cada jogada da sua vida, você pode estar sujeito ao julgamento externo, muitas vezes carregado de críticas, inveja e intenções maliciosas. Escolha sempre a discrição, proteger seus objetivos é mais do que uma simples estratégia, é uma forma de fortalecer o próprio ser e honrar a autossuficiência.

* - Não fale sobre suas dúvidas e incertezas - Opte por uma introspecção silenciosa, buscando respostas em sua própria alma. Em silêncio, encontramos a solidez necessária para não sermos balançados pela opinião e julgamento dos outros. Escolher quando e com quem compartilhar nossa vulnerabilidade, se necessário. As respostas sempre ecoam no silêncio do coração e da mente.

* - Não fale sobre os outros - Criticar os outros é como lançar pedras em um lago calmo, criando ondulações que podem perturbar.  Se envolver em julgamentos e críticas é desviar o olhar de si próprio, desperdiçando energia em assuntos que fogem do controle. Ao invés de apontar o dedo, estenda a mão. A crítica ergue muralhas, leva à discórdia e ao afastamento. 

* - Não fale sobre seus momentos de solidão - Os estóicos não viam a solidão como um vácuo a ser preenchido, mas como um santuário onde a mente poderia ficar livre das opiniões alheias. Ficar na solidão é se conectar a um universo interior riquíssimo e cheio de insights. Precisamos mesmo de aplausos constantes?

* - Não fale sobre lições não aprendidas - Todos falhamos, todos cometemos equívocos. Para os estóicos esses momentos não eram de desespero, mas de revelações e crescimento. Abraçar o erro não é sinal de fraqueza, mas é um mapa para o autodesenvolvimento, cada falha não é um fim, mas um começo na busca da virtude e sabedoria como forma de transformar nossas falhas em fundamentos pra crescer.
(Mente Superior - YouTube)



Nenhum comentário:

Postar um comentário