"Debaixo e dentro de todas as aparências ou manifestações exteriores, sempre houve uma Realidade Substancial. Esta é a lei."
(Caibalion)

quarta-feira, 6 de março de 2024

 

🐴CAVALO TAMBÉM É GENTE

     Fui passar uns dias na casa de uma prima numa dessas cidades tranquilas do interior. No último dia de minha estada lá, resolvemos sair para almoçar no único restaurante da cidade. Vera, minha prima, teve um compromisso antes, então marcamos de nos encontrar por volta do meio-dia nas proximidades do  restaurante, que ficava na esquina da rua principal e de maior movimento daquele aconchegante lugar.

     Do outro lado havia um posto de combustível e uma pequena loja de conveniências. Eu estava próxima da  esquina, parada e admirando a tranquilidade da pequena cidade e seus habitantes, sempre tão solícitos e simpáticos com os conhecidos que iam encontrando, dava a impressão que todos formavam uma grande família.

    Eu já estava ali há alguns minutos, foi quando uma carroça, dessas que recolhe sucatas, parou bem na esquina, atrapalhando o pequeno tráfego de carros, motos e bicicletas que por ali circulavam,  e, por mais que o carroceiro se empenhasse, o cavalo se negava a seguir. Fazia muito calor, a carroça abarrotada de sucatas e com certeza aquele cavalo deveria estar exausto, pois desde cedo estaria puxando aquela pesada carroça. 

    O carroceiro insistia em dar comandos e puxava as rédeas com força para que o pobre animal andasse, mas era em vão. O cavalo continuava firme na sua decisão de protesto e a única chance dele era enfrentar seu "dono". Quando o carroceiro resolveu empunhar o chicote, eu não me contive. Corri para mais perto e pedi para que não fizesse isso, quem sabe o animal estivesse precisando de ajuda e não de mais tortura.

     Um frentista de bom coração percebeu a situação e se apressou em trazer um balde com água para o cavalo beber. Ele sorveu aquela água em segundos, até relinchou para o frentista, como forma de agradecer talvez.  Assim que tomou toda a água, o cavalo então continuou seu caminho... Parece meio estranho que em pleno século XXI e com a invenção do motor, desde 1823,  ainda se utilize a tração nas 4 patas para trabalhos pesados. Mas infelizmente esse ainda é um meio de transporte bem comum, principalmente em cidades do interior.  Espero que o carroceiro tenha aprendido a lição: - cavalo também é gente e precisa de cuidados e amor, afinal é o companheiro fiel que colabora com o ganha pão do carroceiro e merece ser bem tratado...finalmente minha prima chega...

Ana Giovanella



Nenhum comentário:

Postar um comentário