"Debaixo e dentro de todas as aparências ou manifestações exteriores, sempre houve uma Realidade Substancial. Esta é a lei."
(Caibalion)

sexta-feira, 15 de março de 2024

 

STREGARIA OU VECCHIA RELIGIONE

            A Vecchia Religione ou Stregaria, é a velha religião ligada à natureza, ou seja, é a bruxaria italiana. Em italiano há palavras para designar bruxa e bruxo que seria strega  e stregone, respectivamente. Há também uma palavra para coven, boschetto.

        Na Itália central, as bruxas celebravam a deusa Diana e seu consorte o deus Dianus.  Fora de Roma, na região dos Montes Albanos, elas se reuniam nas ruínas de um templo de Diana, às margens do Lago Nemi.    No século XIV, uma mulher muito sábia que se intitulava Aradia, renasceu a Velha Religião e deste esforço, se formaram 3 tradições: Fanarra, Janarra e Tanarra. Coletivamente são conhecidas como a Tríade de Tradições.

    A Fanarra é original do norte da Itália e essa tradição é conhecida como Guardiã dos Mistérios da Terra - Janarra e Tanarra são do centro da Itália. A Janarra é conhecida como Guardiã dos Mistérios da Lua e a Tanarra é a Guardiã dos Mistérios das Estrelas. Cada tradição tem uma liderança chamada de Grimas, ela deve ter os conhecimentos das outras duas tradições e sua função é fazer com que a sua tradição não se perca.

    Existe também a tradição Aridiana, proveniente da Vila de Arida - dizem que a maioria dos(as) discípulos(as) de Aradia vieram do centro da Itália e a maior parte de praticantes da stregaria seguem essa tradição, que é baseada na natureza e reconhecem a polaridade de gênero dentro da Ordem Natural, personificam isso como A Deusa e O Deus.

    Para essa tradição o ano é dividido em meses do Deus ( outubro a fevereiro) e meses da Deusa ( março a setembro). Ambos, Deusa e Deus são reverenciados e são iguais em importância. Nos meses do Deus, os rituais são feitos usando túnicas e nos meses da Deusa, completamente sem roupa. Os grupos/covens da tradição Aridiana possuem diversos cargos:  a Sacerdotisa e o Sacerdote, a Donzela que auxilia a Sacerdotisa  nos rituais e o Guardião que é responsável pela segurança da Sacerdotisa. Os Sacerdotes e as Sacerdotisas são a representação dos Deuses e Deusas nas encenações dos rituais.

     

( www.pdffactory.com)


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário